top of page
  • Foto do escritorLília Gallana

A pandemia trouxe oportunidades digitais?

A pandemia, ao contrário do pregado pelos dos gurus da fatalidade, trouxe muitas oportunidade no mundo digital, mudando paradigmas e atualizando nossos apps de vida comum!

Pedir comida e receber na porta de casa nunca foi tão usado, como se todo dia fosse domingo pra pedir pizza! Comprar pela internet qualquer coisa, e digo qualquer coisa mesmo, de qualquer parte do mundo e receber na sua porta era algo nunca imaginado.

Ah! as facilidades deste mundo bem pós moderno, cheio de truques, cliques e... golpes!

Ao mesmo tempo que podemos mandar um Pix a qualquer momento para toda a parte, sem pagar taxas absurdas - afinal, o dinheiro é seu - também atrai os famosos 171, numeração guardada para os estelionatários, segundo o Google, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem.





Eles proliferam como ratos no esgoto, impressionante. Reinventam crimes antigos, daqueles aplicados nas saídas do banco ou nas esquinas em dia de receber salário. Saíram também do analógico e migraram para o digital, numa rapidez e inteligência, que poderiam aproveitar para um trabalho honesto.

Mas, vigarista vai morrer vigarista e a adrenalina do golpe dado não pode ser trocada pela vida simples de quem "bate" cartão. Eles preferem "bater" carteira. Digital. Pix. Cartão. Caixa eletrônico. Clonagem.





Eles estão por todos os lugares. Clonam seu celular e roubam sua agenda, vendendo a casa toda da prima por um preço muito baixo. Roubam seus dados e ameaçam picar o seu filho sequestrado e você nem tem filho, mas o coração dispara como se tivesse. Clonam o celular do seu amigo e dizem que trocaram de número porque perderam o outro, mas pedem para você pagar um boleto, que amanhã ele já devolve.

Gente, é tanta criatividade que fazem inveja para quem trabalha com social media e precisa inventar storytelling todo santo dia. Imagina se eles começam a investir em e-commerce, sites, redes sociais... claro que já devem estar por aí, porque quando você acha que seria possível, eles já fizeram.

E seguem impunes, na poeira do mundo digital e contando com as fraquezas humanas, de levar vantagem, comprar mais barato, se apropriar de um bem...

Chega o metaverso e precisamos urgentemente se posicionar a respeito deste outro mundo, onde aparentemente tudo pode e que pode transbordar para nosso mundo presencial, através das infinitas possibilidades de estar em qualquer lugar a qualquer tempo.

A pandemia nos aproximou, nos fez ver coisas incríveis, apostar na qualidade do ser humano, mas também abriu uma brecha enorme para quem nunca teve ética ou caráter.

Vamos ver o que o futuro nos reserva. Como diz um grande amigo, "tenho saudades do futuro".


Lilia Gallana

Jornalista

CEO da All Digital


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page